Formas de entregar a declaração do IR: Veja as 3 principais

IRPF - COMO DECLARAR, PRAZOS E MULTAS

Formas de entregar a declaração do IR: Veja as 3 principais

IR Simples
Escrito por IR Simples em abril 6, 2021
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existem 3 principais formas de entregar a declaração do IR, que é a hora de se acertar com o leão. E, saber um pouco mais sobre cada uma facilita a escolha da que é a mais correta.

A declaração simplificada e a declaração completa, estas são as duas maneiras de entrega do documento mais conhecidas, que podem ser feitas através de um computador com acesso à internet. Contudo, ainda se destaca uma nova modalidade: a declaração pré-preenchida. Portanto, conheça agora de forma detalhada as 3 formas de entregar a sua declaração.

Forma de Entregar 01 – Modelo de Declaração Simplificada

Primeiramente, o tipo simplificado é o modelo de entrega da declaração de IR mais comum pelos brasileiros. Uma vez que ele está limitado a um teto de ganhos e não compreende muitas despesas, pois se assim não fosse, o valor a ser recebido posteriormente poderia ser menor. Logo, a grande maioria da população opta por esse tipo de preenchimento das informações.

No caso, quando todos os rendimentos que incidem tributos são somados é concedido um desconto sobre a base de cálculos de 20%, logo, não deve ultrapassar a soma total de R$ 16.754,34. Aqui, todo o imposto que foi recolhido através de retenção em fonte ou pelo pagamento do recolhimento obrigatório mensal, conhecido como Carnê-Leão, deve ser indicado. A partir dele, será o desconto do cálculo final, conforme já mencionado, o que evita outras deduções legais.

Aqueles que têm poucos ou não tem dependentes, tem na declaração simplificada a sua melhor opção.

Forma de Entregar 02 – Modelo de Declaração Completa

Para quem tem muitas despesas a declarar e pretende um abatimento maior do seu imposto, deve utilizar a declaração por modelo completo. O importante é destacar que neste tipo de modelo a soma das deduções sejam superiores ao valor de R$ 16.754,34. Por muitas despesas poderem ser deduzidas, o contribuinte pode receber um abatimento maior no valor do desconto do IR.

Portanto, os gastos com plano de saúde, pagamento de mensalidade escolar, doações para instituições de caridade e demais gastos relacionados com dependentes precisam ser informados individualmente, por isso ser chamada de completa.

As despesas que compreendem a saúde e a educação devem estar constadas pelo contribuinte através da apresentação de Notas Fiscais.

Forma de Entregar 03 – Modelo de Declaração Pré-preenchida

A Receita Federal também disponibiliza a declaração de Imposto de Rende de maneira pré-preenchida. Contudo, ela não é acessível a todos os contribuintes, mas sim, para aqueles que possuam um Certificado Digital ou procuração eletrônica. A sua vantagem é que ao escolher por este modelo, o cidadão já recebe os valores prontos, precisando somente confirmar cada um deles. Portanto, também de uma maneira simplificada.

Para utilizá-la, é preciso fazer o download a partir do Portal e-CAC e o arquivo contém as informações que estão relacionadas aos rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Depois de baixada a Declaração Pré-Preenchida no Programa IRPF que seja do respectivo exercício e ano-calendário, o contribuinte pode escolher terminar o seu preenchimento e envio através da versão completa ou simplificado.

Entretanto, deve prestar atenção a questão de que as fontes pagadoras tenham enviado à RFB a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) do respectivo exercício e ano-calendário. Ou, ainda, que as Pessoas Jurídicas, que sejam da área de imóveis ou relativas, tenham enviado à RFB a Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (Dimob).

Ainda dentro da questão, as Pessoas Jurídicas e equiparadas que sejam prestadoras de serviços de saúde e que tenham enviado à RFB a Declaração de Serviços Médicos (DMED). Além, do contribuinte que tenha apresentado a Declaração de Ajuste Anual ou saída definitiva do exercício do ano anterior como titular.

Informações Pertinentes para as Declarações

Para o preenchimento de cada uma das 3 formas de entregar, é importante que algumas ações sejam tomadas anteriormente, pois a organização é um fator fundamental para a que nada aconteça errado. Logo, desde os documentos pessoais, como os comprovantes de envio das declarações de IR anteriores devem estar separados e prontos para serem utilizadas quando necessário.

Ainda se faz importante ter todos os comprovantes de rendimento do empregador, caso tenha um contrato de trabalho. Uma responsabilidade que não pode ser negligenciada. A partir do informe de rendimentos, a Receita Federal conhece o seu ganho durante o ano e o quanto de imposto foi retido ainda na fonte.

O informe de rendimento do banco em que possui conta também é apresentado, contendo as operações e transações financeiras. Por fim, se ainda houver algum tipo de rendimento investido através de corretoras de valores, é necessário informar à Receita Federal.

Precisa de ajuda e suporte para entregar sua Declaração de Imposto de Renda? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *