Qual a importância do contador ao declarar o IR?

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PESSOAL

Qual a importância do contador ao declarar o IR?

IR Simples
Escrito por IR Simples em março 10, 2021
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ainda surgem muitas dúvidas sobre a importância do contador ao declarar o Imposto de Renda. Para quem não sabe, o Imposto de Renda é um tributo sobre o rendimento financeiro de pessoas físicas, e sobre o rendimento financeiro de empresas e outras instituições similares, ditas pessoas jurídicas.

Qual é a importância de declarar o Imposto de Renda?

É muito importante que todas as pessoas declarem seu próprio Imposto de Renda ou o Imposto de Renda de sua empresa. Se ele não for declarado, o contribuinte pode sofrer graves penalizações, como o pagamento da Multa por Atraso na Entrega da Declaração (MAED) e até mesmo na pendência de regularização do CPF.

Vale lembrar que sonegar o Imposto de Renda, ou seja, escolher por não declarar parte ou o valor total da renda, pode resultar em aplicação de uma multa alta e penalização prevista por lei de 2 até 5 anos de cadeia.

Tão importante quanto a declaração em si é o papel do contador no processo. Para saber mais sobre a importância deste profissional, continue lendo esse artigo.

O que faz um contador?

Os contadores exercem um papel muito importante no mercado financeiro e no mercado empresarial.

Os contadores têm acesso aos registros financeiros de empresas e instituições similares. Dessa forma, eles podem analisar dados referentes a ganhos e perdas e auxiliar a empresa para que ela opere de maneira mais eficiente e lucrativa.

Um contador informa à gerência sobre as constatações relativas às finanças e, às vezes, ele pode fazer sugestões para que a empresa ou instituição se torne mais eficiente e estável financeiramente e, consequentemente, tenha mais lucros e resultados mais positivos.

Além disso, os contadores fiscais também oferecem conselhos de planejamento fiscal para ajudar as empresas, instituições e pessoas físicas a economizarem dinheiro no pagamento de impostos.

Se o contribuinte optar por cuidar das próprias finanças e declarar o Imposto de Renda sem o auxílio de um profissional qualificado, ele pode estar economizando com o serviço, mas também pode estar sendo prejudicado financeiramente por não ter o mesmo conhecimento e a mesma experiência que um profissional da contabilidade tem.

Os contadores também podem dar esse tipo de auxílio a pessoas físicas para garantir que suas vidas financeiras estejam em ordem e não apresentem pendências.

Qual é a importância do contador na declaração do Imposto de Renda de uma pessoa jurídica?

Como você já sabe, a declaração do Imposto de Renda é uma tarefa muito importante, e qualquer erro nesse processo pode resultar em graves consequências que trarão muita dor de cabeça.

Declarar o Imposto de Renda pode não ser simples, principalmente se muita coisa for acumulada e deixada para a última hora.

Se um contador acompanha os dados financeiros de uma empresa, ele poderá auxiliar no processo de declaração do Imposto de Renda, garantindo que não haverá problema algum com a receita.

Com o serviço prestado pelo contador, o processo de declaração do Imposto de Renda se torna muito mais simples porque esse profissional mantém registro de todas informações financeiras da empresa ou instituição.

Essas informações financeiras são importantes por conterem a performance financeira da empresa em questão.

As informações financeiras ajudam as empresas a tomar decisões conscientes, pois elas destacam quais as áreas da empresa que oferecem o melhor ROI (retorno sobre o investimento). Essas questões são muito importantes para garantir que a empresa tenha sucesso e seja lucrativa.

Qual é a importância do contador na declaração do Imposto de Renda de uma pessoa física?

O contador pode auxiliar um indivíduo no cuidado com as suas finanças e garantir que não haja problemas em sua vida financeira.

Uma pessoa assalariada normalmente tem sua contribuição para a receita descontada direto em seu contracheque. No entanto, se o contribuinte for um profissional autônomo ou receber algum tipo de renda da qual o Estado desconheça a origem, é necessário que seja preenchido o carnê leão.

O que é o carnê leão?

O carnê leão é o recolhimento mensal obrigatório de imposto sobre rendas que pessoas físicas recebem do exterior ou de outras pessoas físicas.

Dessa forma, a receita consegue estar ciente e ter controle de todo tipo de renda que os contribuintes recebem, até mesmo dos profissionais autônomos.

Se o contribuinte não organizar eficientemente todos esses valores, ele terá problemas no momento de declarar sua renda, o que pode trazer ainda mais problemas com a receita federal.

É justamente por isso que o contador é tão importante no processo de declaração do Imposto de Renda. Esse profissional é apto para evitar que essas complicações ocorram e para facilitar a vida do contribuinte.

O IR Simples conta com uma equipe profissional e qualificada no ramo financeiro.

Se você gostaria de ser auxiliado com as suas finanças e quer saber mais sobre serviços de contabilidade. Clique aqui e entre em contato conosco e deixe que a nossa equipe te ajude. Será um prazer!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *